HUB Minas Digital promove maratona para desenvolver soluções para BH
O prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, sediará o primeiro Hackacity BH voltado para os desafios da capital mineira
Publicado: 23/11/2017 15:19
Divulgação Divulgação

De 08 a 10 de dezembro, em comemoração ao aniversário de Belo Horizonte (12/12), o edifício Rainha da Sucata, sede do projeto HUB Minas Digital, receberá o Hackacity - maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios da cidade. O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), em parceria com a cidade portuguesa de Porto. A competição será coordenada por Cláudio Nascimento, vice-presidente da Rede, por um time de técnicos, além da equipe do Hub Minas Digital.

O Hackacity segue os preceitos de um hackathon, com o objetivo de analisar bancos de dados públicos e promover a sua utilização no desenvolvimento de soluções que tenham impacto positivo na gestão das cidades. Nele, os participantes - coders, hackers, designers, business developers ou qualquer pessoa disposta a aplicar seus conhecimentos no projeto - são incentivados a criar aplicações que visem resolver desafios vividos pelos cidadãos.

Após as intensas 24 horas de programação, todos os times do Hackacity apresentarão suas soluções para uma banca avaliadora, composta por jurados de diversas áreas.  Essas equipes serão premiadas e seus projetos, após testes, utilizados pela gestão pública.

Criado em 2015, na cidade do Porto, em Portugal, o Hackacity é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.  A competição já aconteceu em cidades como Santander (Espanha), Zagreb (Croácia) e Paderborn (Alemanha). No Brasil, Olinda, Recife e Cuiabá já foram contempladas com essa oportunidade. Agora, chegou à vez de Belo Horizonte entrar para o calendário oficial da maratona.

Até o dia 04 de dezembro de 2017, as inscrições estarão abertas no site:  http://hackacity.eu/belo_horizonte/

HUB Minas Digital

O HUB Minas Digital é um dos principais projetos da Sedectes, sediado no prédio Rainha da Sucata, no Circuito Liberdade. Ele será um ponto de referência para a disseminação da cultura empreendedora, da ciência e da inovação no estado. Os 1.460 metros quadrados de área construída serão palco de muitos projetos, descobertas, eventos, aprendizado e amadurecimento de ideias.

Hackacity Brasil

Local: HUB Minas Digital, prédio Rainha da Sucata , na Praça da Liberdade

Data: 08 a 10 de dezembro de 2017

Inscrições: site oficial do Hackacity (http://hackacity.eu/belo_horizonte/)