Governo de Minas Gerais viabiliza cursos de qualificação grátis
Ainda estão abertas as inscrições para mestre cervejeiro e vendedor técnico de cerveja. Aulas começam segunda-feira
Publicado: 30/03/2017 11:58
Foto/Divulgação Foto/Divulgação

A boa reputação de Minas Gerais como polo cervejeiro vem sendo consolidada mediante aumento de produção da bebida artesanal com qualidade destacável. Como forma de consolidar o Estado referência no segmento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), abre vagas para os cursos de Mestre Cervejeiro e Vendedor Técnico de Cerveja.

As inscrições são gratuitas, até o preenchimento das vagas, e devem ser realizadas nos postos Sine, Cras e INSS de Nova Lima e Ribeirão das Neves. Os municípios receberão os dois cursos, sendo 40 vagas para cada curso. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 3 de abril.

O curso de Mestre Cervejeiro é destinado a alunos que queiram aprender a produzir cerveja de diversos estilos. Já os Vendedores Técnicos de Cerveja irão agir na outra ponta da cadeia e serão ensinados a comercializar a cerveja, com os conceitos de harmonização entre a bebida e comidas. Ambos têm 200 horas/aula, e acontecem de segunda a quinta, das 18h às 22h. Todos os alunos receberão, de forma gratuita, uniforme e apostilas, além do valor de R$9 ao dia para auxiliar no transporte.

Com coordenação de Marco Falcone, cervejeiro da Falke Bier, os cursos são inéditos na alçada do Pronatec e vêm para Minas Gerais com altas expectativas, como ressalta Luiz Guilherme, da Sedectes e também supervisor dos cursos do Pronatec do segmento cervejeiro.

“O mercado cervejeiro que produz cervejas artesanais e especiais está em ascendência. Dentro desse cenário, Minas Gerais se destaca não só pelo volume, mas pela qualidade das cervejas. As 50 microcervejarias do Estado fomentam também os grandes eventos do segmento. Essa lógica demanda uma mão de obra qualificada, seja para atuar na produção de cervejas ou no comércio, completando a cadeia mercadológica da bebida mais popular do Brasil”.

Outros cursos oferecidos: A iniciativa da Sedectes, por meio da Superintendência de Ensino Tecnológico, também contempla outras áreas de atuação. Com vagas já preenchidas, também se iniciam na próxima segunda-feira (3/4). Os cursos dos eixos Aeroportuário e Cultural, que acontecem em Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano.

Para o Pronatec Cultural foram disponibilizadas 160 vagas para Produtor Cultural e DJ e acontecem com apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Juntamente com a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Pronatec Aeroportuário capacitará 240 trabalhadores para atender as demandas da expansão aeroporto.

A oferta de cursos com as respectivas temáticas são resultado de um processo de escuta das demandas dos cidadãos mineiros, ação que vem de encontro ao “Ouvir para Governar”, diretriz do Governo do Estado de Minas Gerais. 

 

Serviço:

Inscrições para cursos de cervejeiro e de vendedor técnico de cerveja

Inscrições: postos Sine, Cras e Postos do INSS de Nova Lima e Ribeirão das Neves

Data: Até 31/03

Início das aulas: 3 de abril (segunda-feira)

Carga horária: 200h/aula, de segunda a quinta, das 18h às 22h

Local: Nova Lima - Escola Estadual João Felipe da Rocha, Bairro Vale dos Cristais

Ribeirão das Neves – Escola Estadual Helvécio Dahe, Bairro Veneza